Recolhidas 20 toneladas de lixo do Arroio Dilúvio
2006-01-11
A principal via de escoamento das águas da chuva de Porto Alegre, o arroio Dilúvio, está sendo alvo de limpeza que pretende dar novo visual à área. Ontem, 40 funcionários contratados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciaram a remoção do lixo.
Foram recolhidas 20 toneladas. O trabalho, que será realizado nos 9 quilômetros de extensão, começou na desembocadura junto ao Guaíba. A previsão é de encerramento em 60 dias.
Estão sendo usados caminhões, dois barcos, duas balsas e quatro roçadeiras. Junto ao trecho de atuação, um caminhão recebe os detritos e os armazena por quatro horas para escoar os líquidos contaminados antes do transporte à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.
Os resíduos coletados não podem ser reciclados, pois testes químicos apontaram alto índice de contaminação.
Segundo o diretor da Divisão de Limpeza e Coleta de Lixo do DMLU, Regis Leal, após o fim da operação, uma equipe ficará responsável permanentemente pela limpeza do local. Conforme o diretor-geral Garipô Selistre, a preocupação é evitar que detritos lançados no arroio cheguem ao Guaíba. (CP, 11/1)