Candiota amplia racionamento de água para 12 horas
2006-01-10
A comunidade de Dario Lassance, sede do município de Candiota, que está com situação de emergência decretada devido à estiagem, enfrenta desde ontem novo esquema de racionamento de água para seus 3 mil habitantes. Agora a suspensão do fornecimento ocorre das 13h às 19h e das 23h às 5h, todos os dias, em oposição aos cortes feitos anteriormente das 13h às 16h.
O secretário de Obras, Gildo Feijó, explica que, diante da perspectiva de uma estiagem prolongada, está sendo necessário poupar ao máximo a única reserva que abastece a Dario Lassance. Com o esquema anterior, a previsão era de manter o abastecimento por um período de mais 45 dias. Com o sistema atual, a tentativa é de ampliar a capacidade da reserva, contudo os resultados serão avaliados somente na próxima segunda-feira (16/1).
A falta de água também já atinge a comunidade de Seival, onde o racionamento é mantido das 13h às 17h. Lá, a população é abastecida por uma fonte natural, de pequeno fluxo, e por um poço artesiano sem vazão suficiente para atender a demanda. Na área rural, a situação também é grave.
Segundo o secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar, Jadir Simões, o único caminhão-pipa que a prefeitura dispõe está distribuindo 28 mil litros de água por dia nos 28 assentamentos do município. Nos finais de semana, com o acréscimo de um caminhão, a distribuição sobe para 42 mil litros/dia.
Além de Candiota, a Defesa Civil registrava ontem situação de emergência devido à estiagem em Barra do Rio Azul, Carlos Gomes, Pareci Novo, Pinheiro Machado e também Santana da Boa Vista. (CP, 10/1)