Granizo atinge 500 lavouras de fumo
2006-01-10
O temporal do final da tarde de domingo (8/1) trouxe prejuízos para produtores de fumo de diversos municípios do Vale do Rio Pardo. A Afubra registrou, até a tarde de ontem (9/1), 535 pedidos de vistoria.
Os maiores danos ocorreram em Santa Cruz do Sul e Barros Cassal. Porém, também houve perdas em Venâncio Aires, Vale do Sol, Sinimbu, Herveiras, Gramado Xavier, Passo do Sobrado, Rio Pardo. No Vale do Taquari, Ilópolis teve a proddução afetada.
O coordenador do departamento técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, explica que o número de lavouras com prejuízos pode até duplicar, pois muitos produtores procuram os orientadores para relatar os danos. Ogliari revela que diversos registros poderão ser conhecidos apenas hoje. Explica que alguns orientadores relataram que os problemas são menores que na última chuva de granizo.
Ogliari destaca que as plantações atualmente se encontram no estágio final de desenvolvimento. A maioria dos produtores já colheu as folhas do baixeiro e as que permanecem são consideradas as partes nobres, com maior valor de comercialização. (CP, 10/1)