Horto abre suas trilhas ecológicas em Tramandaí
2006-01-10
Somente conhecendo a natureza e entendendo sua importância é que a população
cuidará do meio ambiente. Seguindo esta filosofia, a direção do Horto
Florestal do Litoral Norte, em Tramandaí, dá início hoje (10/1) às trilhas ecológicas, com o intuito de promover a consciência preservacionista.
Mas é importante que o visitante vá preparado e com o espírito aberto para descobertas. Ao longo dos 1,1 mil metros do percurso e aproximadamente 50 minutos de caminhada, os participantes conhecem as espécies de plantas e animais da região e podem tirar muitas das suas dúvidas.
A trilha, considerada de dificuldade leve, compreende todos os itens do ecossistema local, como lago, áreas secas e alagadas. Entre os animais que podem ser vistos no roteiro estão o ratão-do-banhado e o jacaré. Mas é preciso contar com um pouco de sorte, pois eles não estão acostumados com a presença de visitantes.
Exercendo a curiosidade, o visitante pode deparar com histórias como a das helicônias, planta de origem africana que era usada na forração das camas dos escravos, nos navios negreiros e, quando aportavam na América, eram jogadas ao mar. As helicônias acabaram se adaptando ao clima brasileiro.
Anualmente, de 4 mil a 5 mil crianças da rede escolar participam de atividades desenvolvidas no local. "Antes de abrir o horto, tínhamos muitos problemas de corte de árvore, queimadas, colocação de lixo e havia vigilantes. Hoje, conseguimos manter o parque intocado sem armas", comentou o diretor, Jocelito Vargas, que incentiva a visitação a esse importante local de preservação ecológica. "As pessoas precisam conhecer o Horto para aprender a cuidá-lo", defende Vargas.
O Horto Florestal foi criado com o objetivo de preservação do ecossistema do Litoral Norte e da multiplicação de espécies. Aberto à visitação, as terças-feiras são destinadas à realização de minicursos (durante a manhã) e palestras (à tarde). Às quartas-feiras há um passeio promovido em parceria com uma empresa de transporte de Tramandaí, com saída do local, durante o qual os participantes recebem informações sobre as dunas.
Entre os dias 26 e 29, acontece a Semana da Consciência Ecológica. A trilha ecológica ocorre quintas-feiras, sextas e sábados, com duas turmas por dia. Os participantes devem ir com roupas e calçados fechados e fazer a inscrição antecipadamente pelo telefone (51) 3684-3154. (CP, 10/1)