Schwarzenegger vai investir também em meio ambiente para tentar reeleição
2006-01-10
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, está apostando em um plano bilionário para tentar se reeleger. Ele pretende investir US$ 70 bilhões em empreendimentos como rodovias, escolas, qualidade do ar e portos, e até mesmo em energia solar, em meio a um mandato praticamente desastroso em um dos estados mais importantes dos Estados Unidos. Até mesmo uma elevação do salário mínimo está na mira do ex-astro.
"Temos que construir uma Calfórnia para atingir os desafios do século 21 sem relutância ou medo”, discursou Schwarzenegger, ao revelar seu plano anual de gastos para este ano, que praticamente é o dobro do orçamento do ano anterior. “Eu digo construa”, afirmou Schwarzenegger, de 58 anos, ao repetir seus planos em palestras nas quais prega a reconstrução da infra-estrutura do Estado.
As propostas marcam uma mudança no tom do discurso do governador, que foi empossado em 2003, após uma dramática recontagem de votos que levou à derrota do democrata Gray Davis. Tanto os legisladores republicanos quanto os democratas acreditam que as propostas de Schwarzenegger – que também incluem novos fundos de investimento para projetos de energia solar – são destinadas a apelar aos eleitores democratas, que são críticos quanto às esperanças de reeleição do mandatário.
"Ele está falando como se fosse um democrata”, afirma Fabian Nuez, porta-voz dos democratas na Assembléia de Los Angeles. "Não há dúvida de que seu tom mudou drasticamente”, assinala.
O discurso do governador em Sacramento assinalou o tom de confronto adotado por Schwarzenegger em seu discurso, algo que vem sendo notado já desde o ano passado. Ele então passou a falar de pagamento digno para professores, da redução de pensões para trabalhadores estatais e de mudanças no legislativo. (Washington Post, 6/1)