Arroio no bairro Cristal vira depósito de lixo
2006-01-10
A falta de atenção com um dos afluentes do Guaíba está causando problemas a moradores da Capital. No bairro Cristal, o arroio Sanga da Morte se transformou em depósito de lixo e de entulho, os quais podem resultar em alagamentos em caso de chuva forte num curto espaço de tempo.
Conforme moradores do bairro, a coleta de lixo residencial não acaba com o depósito de resíduos no arroio localizado ao longo da avenida Chuí. Citam que há recolhimento às segundas, terças e sextas-feiras, mas muitos continuam colocando lixo no valão. Nos dias de calor intenso, como no último domingo, o mau cheiro era insuportável. Grande parte do lixo desaguou no Guaíba. Ainda assim, o volume de resíduos é grande junto ao cruzamento das avenidas Chuí e Icaraí.
Em 2005, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) realizou ações de limpeza nas águas do arroio e fez trabalhos educativos. "Procuramos passar que o arroio não é um depósito, pois os resíduos vão para o Guaíba, responsável pelo abastecimento de água da cidade", comentou a coordenadora de educação ambiental do DEP, Cristina Bernardes. Segundo ela, uma nova limpeza no arroio está programada para este mês.
O Sanga da Morte, um dos mais de 30 afluentes do Guaíba, é totalmente canalizado. Próximo à desembocadura, o leito foi coberto. Hoje (10/1), a prefeitura começa a Operação Dilúvio, que abrange toda a extensão do arroio. (CP, 10/1)