Vendaval deixa 50 mil sem energia elétrica em São Lourenço do Sul
2006-01-09
Um vendaval atingiu São Lourenço do Sul na tarde de ontem (8/1). Em menos de 30 minutos, as fortes rajadas derrubaram postes, fios da rede elétrica e o muro de uma escola, destelharam um quiosque e arrancaram galhos de árvores. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido. Também faltou luz por mais de uma hora. No início da noite, alguns pontos ainda permaneciam sem energia. Três equipes da CEEE trabalhavam para consertar os danos.
O vento começou por volta das 15h, surpreendendo os banhistas. Houve correria na praia lotada. As telhas de um quiosque do Sesc foram arrancadas e, segundo a BM, estilhaços atingiram carros estacionados nas proximidades. Quatro banheiros químicos desabaram e uma guarita ficou destelhada.
No centro da cidade, parte do muro do Instituto Estadual de Educação Walter Thofhern caiu e um poste de energia se partiu. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, tenente Otniel de Sá, seis postes desabaram. Até o fim da tarde, não havia registro de desabrigados.
A CEEE estima que os cortes de energia atingiram 50 mil consumidores na Zona Sul. Em Pelotas, os bairros Areal, Fragata e Laranjal permaneciam sem luz no início da noite. O temporal em Rio Grande derrubou árvores, postes e parte do muro do Jockey Club. Faltou luz em alguns pontos. Na localidade de Palma, a queda de fio de alta-tensão causou incêndio em mato. (CP, 9/1)