Tempo quente facilita incêndio
2006-01-09
Com as elevadas temperaturas verificadas nesse início de verão, a fiscalização sobre áreas verdes, lixões e vilas da cidade foi redobrada para evitar incêndios e prejuízos à população. O acúmulo de produtos de fácil combustão, como papel, plástico e vidro nesses locais, está entre as principais preocupações dos órgãos públicos, pois são alvos fáceis para o início de um incêndio.
Além do trabalho de limpeza executado pela equipe do DMLU, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e o Corpo de Bombeiros desenvolvem ações específicas de educação e orientação às comunidades. A Smam, por meio do Departamento de Educação Ambiental, intensificou o trabalho educativo junto a escolas localizadas próximo aos principais morros, parques e praças da cidade, para prevenir queimadas. Foram constituídos grupos de voluntários para agir de forma rápida, em caso de necessidade.
O trabalho foi feito nos entornos de 40 morros da cidade, escolhidos conforme a incidência de queimadas. Entre eles, o Morro Santana, o da Polícia, o de Teresópolis e o Morro do Osso. A meta da Smam é intensificar o trabalho em 2006, com o início do ano letivo, para que as crianças sejam as multiplicadoras da ação junto às famílias e às respectivas comunidades.(CP, 8/1)