Prefeitura tira lixo dos bueiros
2006-01-09
Embora estejam acostumados a limpar diariamente as bocas-de-lobo das ruas, os funcionários da Secretaria de Obras Públicas (Semop) de Novo Hamburgo surpreenderam-se, na sexta-feira (6/1), com a variedade e quantidade de lixo retirado de dentro de um canal localizado na Rua 1, do loteamento Nações Unidas, no bairro Santo Afonso. Os detritos envolviam grande volume de garrafas, brinquedos, madeira, sacolas plásticas e até mesmo animais mortos.
A surpresa da equipe não foi apenas pela quantidade de lixo, mas também pelo fato de as bocas-de-lobo estarem sendo usadas como lixeiras pelos moradores, o que resultou no entupimento de quatro das seis caixas de esgoto existentes no local.
A Semop atende no verão uma média de cinco chamados por dia, todos relacionados à desobstrução de redes. O capataz da Diretoria de Esgotos Pluviais, Luís Sales, lamenta a falta de conscientização da comunidade para com o lixo. "Passamos 90% do nosso dia tirando sujeira das canalizações. Se todos compreendessem os danos causados pelo simples depósito de lixo nos bueiros, isso não aconteceria", destaca Sales. (CP, 7/1)