Porto-alegrense se refugia do calor
2006-01-09
As praias do Lami e de Belém Novo ficaram lotadas no domingo (8/1). Num dia em que os termômetros beiraram os 40ºC em Porto Alegre, as praias da zona Sul foram uma ótima opção para quem não pôde ir ao Litoral. Os que ficaram na cidade enfrentaram a disputa por um lugar na sombra e apelaram para o consumo de sorvete e água mineral. O passeio no Brique foi trocado pelo descanso embaixo da sombra das árvores.
Os parques e as praças amanheceram vazios, mas, aos poucos, as crianças foram ocupando os espaços com os seus brinquedos e se protegendo do sol. No meio da tarde, cresceu o movimento nos locais de lazer. Os adultos usavam todos os recursos para espantar o calor, que em alguns termômetros digitais chegou a 42ºC, às 15h. Com o valor da umidade relativa do ar em 36%, a sensação térmica foi de 43,8ºC.
Os banhistas que aproveitaram o sol nas praias do Lami e de Belém Novo comemoraram também o resultado da análise de balneabilidade realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). No final de semana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) liberou para banho todos os pontos do Lami e de Belém Novo, com exceção do Posto 3 (Veludo), que continua impróprio.
Jussara, 40 anos, foi com toda a família para a praia do Lami, já no início da manhã. Moradora do bairro Menino Deus, conta que é freqüentadora assídua do local. Jussara comemorou o belo dia.
A prefeitura programa eventos culturais e torneios de esporte para a região. O Lami recebe cerca de 20 mil visitantes aos finais de semana no verão. Novas churrasqueiras foram construídas na zona Sul para evitar o perigo de incêndios. No Lami, foram colocadas 70 novas churrasqueiras e recuperadas as já existentes. (CP, 9/1)