Sensação térmica chegou a 40 graus em Passo Fundo
2006-01-09
Neste final de semana, os passo-fundenses enfrentaram uma onda de calor poderosa e histórica, possivelmente uma das mais fortes no mês de janeiro nos últimos anos. Conforme informações da Estação Metereológica da Embrapa Trigo, no sábado (7/1), foi registrada a temperatura de 32,5ºC, sendo a mais alta desse verão. No entanto, a sensação térmica no centro da cidade era de 40ºC.
A grande insolação, o ar muito seco e a temperatura extremamente elevada devem contribuir ainda para uma acelerada evaporação da umidade no solo, propiciada pelas chuvas dos últimos dias. No sul do estado e em grande parte do leste gaúcho, onde os volumes de chuva foram baixos nas últimas duas semanas, o calor extremamente forte e a intensa insolação vão agravar ainda mais a situação da estiagem.
De acordo com Eugenio Hackbart, diretor-geral da Climatologia Urbana, os dados também estão indicando tempo seco e sem chuva para os próximos dias. Conforme ele, até o dia 10 a possibilidade de ocorrência de chuva é muito pequena. Entre os dias 10 e 14, a possibilidade de precipitações se torna média com pancadas de chuva isoladas típicas de verão no sul do Brasil e que muito provavelmente serão acompanhadas de temporais com granizo e vento forte em pontos isolados.
Entre os dias 14 e 15, espera-se a chegada de uma frente fria de maior intensidade ao Rio Grande do Sul. A terceira semana do mês será muito favorável ao registro de chuvas no Sul do Brasil, o que pode amenizar a estiagem em diversas áreas.
Temperaturas extremamente elevadas exigem cuidados com a saúde:
1. Beber muito líquido para evitar a desidratação e compensar a perda de água pelo suor.
2. Evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia. É mais seguro praticar atividades esportivas no começo da manhã.
3. Vestir roupas leves e arejadas, além de proteger a cabeça adequadamente. O ideal ainda é utilizar roupas de cor clara. Se o calor é muito intenso, pode se colocar entre a cabeça e o chapéu um pano úmido. Não se recomenda tirar a camisa, especialmente se a pessoa estiver exposta ao sol. A camiseta retém umidade que desaparece quando ela é retirada.
4. Ingerir alimentos leves e evitar comidas ricas em gordura, já que a ingestão dessas elevam a temperatura corporal. Da mesma forma, é recomendável evitar alimentos muito quentes. O melhor é comer vegetais e frutas.
5. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, porque têm muitas calorias e elevam a temperatura corporal. As bebidas com cafeína estimulam o organismo e favorecem a perda de água corporal.
6. Descansar periodicamente se a pessoa está realizando trabalho que demande grande esforço físico. Nesses casos, o melhor é parar a atividade e buscar uma sombra para beber água e, dessa forma, recuperar a temperatura corporal. Se a pessoa sentir tonta, deve imediatamente cessar o esforço.
7. Buscar ambientes frescos nas horas mais quentes do dia. Se a pessoa estiver doente e de cama, garantir ar ventilado por meio de ventilador ou ar condicionado.
8. Tomar banhos de água morna e não quente em número maior que o habitual.
9. Se uma pessoa mostrar sintomas de extrema fadiga, buscar imediata assistência médica. (O Nacional, 8/1)