Frio e neve deixam 61 mortos no Japão desde dezembro
2006-01-09
Sessenta e uma pessoas morreram e 1.010 ficaram feridas devido ao mau tempo e às nevascas intensas que afetam o Japão desde o começo do inverno, informou a imprensa nipônica neste sábado.
Uma forte nevasca caiu na sexta-feira (06/01) no oeste e norte do arquipélago, prejudicando consideravelmente os meios de transporte. A meteorologia advertiu para o risco de avalanches e dificultades no trânsito. As nevascas, que chegaram a níveis sem precedentes em alguns lugares, continuaram até domingo (08/01).
No entanto, Tóquio, a maior megalópole do mundo, com 30 milhões de habitantes, não foi afetada até o momento pelo mau tempo. A pedido das autoridades, o Exército enviou uma unidade de socorro de 100 homens para Iiyama, em Nagano (centro), para limpar a cidade, coberta por mais de dois metros de neve.
Esta é a primeira vez que o Exército atua neste inverno. Soldados também devem seguir para Tsunan, em Niigata, onde a neve acumulada chegou a 3,5 metros de altura. Desde o começo de dezembro, a neve e o frio deixaram 61 mortos e 1.010 feridos, segundo a agência de notícias Kyodo, com base nos dados das autoridades locais.(AFP, 07/01/06)