Temperaturas mínimas e neve batem recorde na Ásia
2006-01-09
Várias regiões da Ásia registraram na sexta-feira (06/01) recordes de temperatura mínima e volume de neve, em meio a um inverno mais rigoroso que o usual, que matou dezenas de pessoas e obrigou dezenas de milhares a abandonar suas casas.
Japão
Ao menos 57 pessoas morreram no Japão e o transporte público no país acabou sendo paralisado depois de uma das piores nevascas já registradas. Os canais de TV do país mostraram imagens da neve fazendo desaparecer o primeiro andar de casas e deixando descoberta apenas a parte superior de postes de iluminação.
No território japonês, quase 4 metros de neve acumularam-se nas áreas mais atingidas, na costa do mar do Japão. Uma mulher de 93 anos e a filha dela morreram quando o teto da casa delas, em Ishikawa (300 quilômetros a nordeste de Tóquio, capital), desabou também devido à neve. O canal NHK disse que 57 pessoas, entre as quais as duas vítimas de Ishikawa, morreram devido às condições climáticas adversas nas últimas semanas.
China
A grande quantidade de neve que caiu na região de Xinjiang (oeste da China) e as temperaturas de até 43 graus Celsius negativos obrigaram 100 mil pessoas a deixar suas casas, disse a agência climática do governo.
Equipes de resgate correram para a área onde até 1 metro de neve se acumulou desde o final de dezembro, afirmou a Agência Meteorológica da China em seu site (www.cma.gov.cn).
A neve deixou tudo branco na Província de Shandong (leste do país), interrompendo o tráfego em estradas e impedindo o pouso e a decolagem de aviões. Segundo o jornal China Daily, este é o inverno mais rigoroso dos últimos 20 anos no país.
Coréia e Paquistão
Na Coréia do Sul, as temperaturas caíram a até 20 graus Celsius negativos em algumas regiões do nordeste, enquanto a neve atingia o sudoeste sul-coreano.
No norte do Paquistão, até 18 pessoas morreram de pneumonia na região atingida pelo violento terremoto de outubro, que deixou 80 mil mortos e milhões de desabrigados.
A neve em excesso e os ventos gelados do final de semana interromperam, na área, as operações de ajuda realizadas por helicópteros e provocaram o desabamento de várias barracas em que moram famílias inteiras perto de suas casas destruídas.
Índia
O norte da Índia também registrou temperaturas bastante baixas. Pela primeira vez em dez anos, partes do famoso lado Dal, na Caxemira indiana, congelaram. Um homem da região morreu no começo desta semana quando o teto da sua casa de madeira cedeu devido à neve.(Reuters, 06/01/06)