Lajeado: lago começa a receber alevinos
2006-01-09
Mais 650 alevinos de carpa foram soltos nesta semana no lago do Parque do Engenho, no centro de Lajeado. A iniciativa tem como finalidade manter a água limpa e evitar a proliferação de pragas, principalmente de mosquitos.
Conforme a agrônoma da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Anelise Bohn, "além de povoar o lago. a água ficará com boas condições ambientais". A revitalização do Parque do Engenho é uma ação conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Agricultura e Abastecimento e Planejamento.
O lago, que por muitos anos serviu de ponto de encontro para os moradores, foi esgotado devido à poluição da água e permaneceu desativado durante vários anos. De acordo com o secretário de Obras, Mozart Lopes, a nova formação do lago vem acontecendo desde dezembro, com água proveniente da estação de tratamento de efluentes de uma indústria local e de uma vertente natural, após ter recebido obras de canalização.
Atualmente, o lago já atingiu 10% de sua capacidade total de água, calculada em 12 milhões de litros, e deverá estar cheio em março. Enquanto isso, prosseguem os trabalhos de recuperação da infra-estrutura do parque.(CP, 7/1)