Em Piratini, Defesa Civil auxilia atingidos por granizo
2006-01-06
A Prefeitura de Piratini divulgou ontem (5/1) levantamento parcial dos prejuízos causados na área rural pelo temporal de granizo de terça-feira (3/1). O número de residências danificadas subiu para 1,1 mil. A estimativa do Executivo é de que 6 mil pessoas tenham sido atingidas e que o prejuízo alcance os R$ 100 mil.
O governador Germano Rigotto, que esteve em Canguçu para inaugurar uma subestação da CEEE, sobrevoou a cidade e visitou a vila da Fumaça, a 5 quilômetros do Centro, onde 35 famílias tiveram suas casas afetadas.
A Defesa Civil já enviou dois caminhões com 2,1 mil telhas para auxiliar os desabrigados e o material será entregue a partir de hoje. Somado ao volume adquirido pela prefeitura, ainda são necessárias 12 mil telhas só para a área urbana. O abastecimento de água foi normalizado e as 30 famílias que ocupavam o ginásio de esportes retornaram a suas residências ou de parentes.
Emater, Secretaria da Agricultura e fumageiras ainda trabalham no cálculo das perdas em lavouras. O coordenador regional da Defesa Civil, tenente Otniel Silva de Sá, estima que a situação de emergência seja homologada até o fim da semana que vem. (CP, 6/1)