Faltou água em operação de abertura de poço, em Monte Alverne
2006-01-06
A abertura do poço artesiano com equipamentos cedidos pelo governo do Estado foi concluída quarta-feira(4/1) pela manhã em Monte Alverne, na região de Santa Cruz do Sul. Entretanto, o local perfurado não apresentou água suficiente para atender a todos os moradores e vai ser necessário escavar um novo poço para reforçar a rede hídrica da região.
O novo poço vai ser aberto a uma distância de três quilômetros do primeiro, na Entrada Júlio de Castilhos. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, João Manoel de Carvalho, o local do segundo também foi escolhido a partir da avaliação dos geólogos do governo estadual. “Com os dois vai ser possível melhorar o fornecimento aos moradores”, disse.
A água encontrada foi encaminhada para testes de qualidade junto à Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), que deve apresentar laudo com resultados até o final da semana. Havia preocupação de que a água não fosse adequada para o consumo, pois o solo de Monte Alverne é muito argiloso o que, de acordo com os geólogos, é indicativo da presença de sal.
Na semana que vem será a vez de Alto Paredão receber um poço artesiano. Depois os moradores de Boa Vista devem ser atendidos. A previsão é de que nas três localidades pelo menos 600 famílias tenham a garantia de água em suas casas. (Gazeta do Sul, 5/1)