Saúde alerta para perigos de beber água de fontes e poços
2006-01-06
Com o aumento do consumo de água tratada nos meses de verão e devido às alterações de sabor e odor que possam ocorrer em virtude da proliferação de algas no Lago Guaíba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que fontes e poços rasos não devem ser utilizados como alternativa.
Segundo a coordenadora da equipe de Águas da SMS, Kátia Cesa, esses locais podem trazer riscos à saúde em função da contaminação por microrganismos patogênicos que não alteram a cor e o sabor da água.
As fontes são monitoradas pela Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde e os exames são feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a fim de verificar se a água apresenta problemas de contaminação com a presença de coliformes. Pelos análises, a maioria das fontes de Porto Alegre tem se apresentado imprópria para o consumo. Uma nova análise está sendo feita, e os resultados devem ficar prontos na próxima semana. A ingestão de água contaminada pode ocasionar vômitos e diarréias, além de outros problemas de saúde e até doenças graves como Hepatite A.
Embora com sabor e odor alterado, a água proveniente da rede pública de abastecimento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) não oferece riscos à população e é semanalmente monitorada.
Água Mineral
Outro cuidado que a população deve ter é que, com o aumento do consumo de água mineral nos meses de verão, vem crescendo o número de empresas que se lançam no mercado de distribuição de água mineral sem a devida habilitação legal para a atividade e, muitas vezes, sem garantia da procedência da água. Por isso, é importante que o consumidor certifique-se de que a empresa distribuidora de água mineral possua o Alvará Sanitário expedido pela Coordenadoria-geral da Vigilância em Saúde, além de outros cuidados, como os que seguem:
- antes de romper o lacre, faça a conferência da data de envase e validade e, se possível, guarde essa informação;
- antes de adaptar ao recipiente coletor, faça a higienização completa da bombona, do próprio recipiente e da torneira;
- mantenha a bombona afastada da luz para evitar a formação de algas. (Prefeitura de Porto Alegre - http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=60802&p_secao=3&di=2006-01-04, 05/11)