Grupo quer usinas em leilão
2006-01-06
Começará a funcionar segunda-feira (09/01) um grupo de trabalho, criado pelo governo federal, para fazer com que as usinas de Santo Antônio e Jirau, ambas em Rondônia, entrem no segundo leilão para construção de usinas hidrelétricas. O grupo unirá representantes da Casa Civil e do Ministério de Minas e Energia. As usinas integram o complexo do Rio Madeira e têm, juntas, capacidade de produzir 6.450 megawatts (MW). O volume representa pouco mais da metade da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em operação, com 12.600 megawatts.
Conforme havia anunciado a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, além dessas duas usinas, outras quatro - Dardanelos (MT), Mauá (PR), Cambuci (RJ) e Barra do Pomba (RJ) - devem participar do próximo leilão. Elas ficaram de fora da última licitação, em dezembro, porque não obtiveram licença ambiental a tempo.
Segundo o ministério, Cambuci e Barra do Pomba têm todos os requisitos para um novo processo licitatório. A construção das usinas de Mauá e Dardanelos ainda possuem pendências jurídicas, já que o Ministério Público Federal moveu ação em função dos impactos ambientais.
(CP, 06/01)