Brasil e Alemanha firmam acordo para o desenvolvimento de novas tecnologias de manejo sustentável
2006-01-06
A Orsa Florestal, empresa do Grupo Orsa, acaba de assinar acordo de cooperação técnica e científica com o Institut für Forstbenutzung und Forstliche Arbeitswissenschaft, referência no estudo de manejo sustentável. O programa prevê o desenvolvimento de pesquisas sobre sistemas de baixo impacto de produção florestal em regime de manejo sustentável e utilização da madeira tropical, com transferência de tecnologia e treinamento de técnicos da Orsa e de estagiários brasileiros e alemães.
Com duração de três anos, o acordo dá continuidade a pesquisa "Produção Florestal em Regime de Manejo Florestal Sustentado", realizada na década de 90 pelo instituto alemão. "A Orsa Florestal vai estar 15 anos à frente no que se refere a estudos direcionados a redução de impactos na atividade de manejo florestal sustentável, afirma o presidente da Orsa Florestal, Roberto Waack.
O objetivo é conhecer o comportamento da floresta anos após as atividades de manejo, para analisar o nível de regeneração das espécies florestais, além da compactação, regeneração, nutrição e erosão dos solos decorrentes da colheita florestal. "Com isso vamos agregar conhecimentos técnicos e científicos para a melhoria contínua dos processos de manejo florestal sustentável", ressalta Kátia Silva, responsável pela área de Gestão Tecnológica da Orsa Florestal.
Também participam do acordo a Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Botucatu, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Embrapa.
(Informações da CDI – Casa da Imprensa / Orsa Florestal)