Calor pode atingir 40 graus no fim de semana
2006-01-06
A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo está reiterando que o Rio Grande do Sul vai experimentar nos próximos dias uma onda de calor muito intensa, possivelmente uma das mais fortes no mês de janeiro nos últimos anos.
De acordo com Eugênio Hackbart, diretor-geral da Climatologia Urbana, as tardes serão extremamente quentes no Rio Grande do Sul com máximas acima de até 40 graus. Hackbart ressalta que, conforme os mais recentes dados dos modelos numéricos de previsão, o calor será mais intenso no final de semana e no começo da próxima semana.
A partir de hoje, o calor vai aumentar muito em intensidade.
A grande insolação, o ar muito seco e a temperatura extremamente elevada devem contribuir para uma acelerada evaporação da umidade no solo, propiciada pelas chuvas dos últimos dias. No sul do estado e em grande parte do leste gaúcho, onde os volumes de chuva foram baixos nas últimas duas semanas, o calor extremamente forte e a intensa insolação vão agravar ainda mais a situação da estiagem. Não há previsão de chuva até o começo da próxima semana. (O Nacional, 6/1)