Enchentes provocam a morte de 13 em Moçambique
2006-01-05
Tempestades e enchentes provocaram a morte de pelo menos 13 pessoas província de Sofala, em Moçambique, desde que chuvas torrenciais atingiram o sudeste da África na semana passada, segundo informações da rádio estatal na terça-feira (03/01).
A estrada principal foi inundada, cortando a comunicação do distrito com o resto do país. No distrito de Dondo da província, o rio Pungue transbordou e inundou plantações pertencentes de 520 famílias. Algumas casas foram destruídas pelas chuvas, o que deixou milhares de famílias pobres sem teto.
As chuvas incessantes inundaram as vizinhanças de Beira, forçando centenas de famílias a procurar refúgio em igrejas, escolas e casas de parentes. O fornecimento de energia foi interrompido em algumas áreas.
Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, sofre com enchentes freqüentes. Em 2000 e 2001, inundaram foram a causa da morte de mais de 800 pessoas e deixaram centenas de milhares de desabrigados além de danificar severamente estradas e pontes.
As tempestades sazonais também provocaram inundações em Maláui, matando uma pessoa e desalojaram mais de 1 mil nos últimos dias. Safras foram destruídas enquanto o gado foi arrastado pelas águas no distrito de Nsanje.
No Zimbábue, chuvas torrenciais contaminaram reservatórios de água potável, o que permitiu o surgimento de casos de cólera responsáveis pela morte de pelo menos 7 pessoas no distrito de Chikomba. (AP, 04/01/06)