Assinado contrato na Embrapa para pesquisar mamona no Sul
2006-01-05
Foi assinado na manhã de ontem, dia 4 de janeiro, na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, RS, contrato para atividades de pesquisa que visam a definir cultivares de mamona recomendadas para a produção agrícola no interesse da agricultura familiar, na região Sul do Brasil, buscando a produção de biodiesel. Trata-se do primeiro projeto em agroenergia que tem recursos liberados na região de Pelotas.
O contrato foi celebrado entre a União Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, representado pela Caixa Econômica Federal, e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (Fapeg). Serão liberados R$ 150.100,00 para as atividades de investigação agronômica das cultivares, a serem desenvolvidas no RS, SC e PR, onde serão montadas unidades de observação. O ato de assinatura do contrato teve a presença de dirigentes da CEF, Fapeg e Embrapa Clima Temperado.
O projeto de pesquisa, elaborado pela Embrapa Clima Temperado, tem a parceria de 13 instituições, ligadas ao ensino, produção e extensão rural. Os principais beneficiários do projeto serão os produtores do Sul, especialmente os de base familiar e assentados da reforma agrária.
As cultivares a serem selecionadas e indicadas visam à produção de
biocombustível. As observações iniciais - que técnicos da Embrapa de Pelotas vêm realizando desde 2004 - indicam ser grande o potencial para a cultura na região Sul, com rendimento elevados e real capacidade de contribuir para a geração de emprego e renda no campo. (Embrapa Clima
Temperado, 04/11)