Após chuvas, Schwarzenegger decreta emergência na Califórnia
2006-01-04
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decretou terça-feira (03/01) estado de emergência em sete condados seriamente afetados por chuvas torrenciais e inundações nos últimos dias. A declaração do estado de emergência facilita a assistência do governo federal dos Estados Unidos aos desabrigados, cujo número ainda não foi determinado, e para os trabalhos de reconstrução.
As inundações causaram grande destruição no norte californiano, incluindo o vale de Napa e o condado de Sonoma, conhecidas áreas de vinicultura.
Apesar dos estragos, uma porta-voz dos produtores de vinho da região, Terry Hall, disse aos jornalistas que as chuvas torrenciais e as inundações não afetaram os vinhedos, que nesta época do ano estão parados.
As chuvas continuaram na terça-feira nesta região, mas os meteorologistas indicaram que as massas de água estão se deslocando em direção ao sul da Califórnia. No sul do Estado, onde ocorrem incêndios florestais, foram emitidas advertências de inundação e foram enviadas brigadas de auxílio.
Um número não determinado de casas e estradas ao longo do rio Russian permanecem submersas.(EFE, 03/01/06)