Avalanche na França mata quatro pessoas e deixa um desaparecido
2006-01-03
Quatro pessoas --dois esquiadores, um deles americano, e dois montanhistas-- morreram neste domingo nos Alpes franceses por causa dos abundantes deslizamentos de neve, enquanto se procura um terceiro esquiador que pode ter ficado sepultado em outra avalanche.
Segundo informou segunda-feira (02/01) o Pelotão de Alta Montanha de Chamonix, dois alpinistas estrangeiros morreram no maciço do Mont Blanc, a uma altitude de mais ou menos 3.500 metros no conhecido como corredor de Gouter pelo qual se sobe ao teto dos Alpes.
Os corpos, presos na neve, foram recuperados por um helicóptero da polícia que apareceu depois que um amigo dos acidentados deu o alerta. Na estação de Courchevel morreu o esquiador americano, de 42 anos, que saiu das pistas balizadas e provocou um desmoronamento, um fenômeno muito freqüente estes dias pelo grosso manto de neve caído na semana passada e pela ascensão das temperaturas durante o fim de semana.
A quarta vítima fatal foi uma mulher de cerca de 50 anos, achada em Valloire por dois excursionistas que acharam primeiro um esqui e marcas de uma avalancha, e depois a senhora em estado de hipotermia avançada, e que morreu horas depois no hospital de Chambéry.
Em Saint-Colomban-de-Villards, três pessoas que praticavam esqui de montanha nesse município do departamento de Sabóia foram arrastadas por uma avalanche, sendo que dois deles puderam sair por seus próprios meios, embora um com fraturas. Os serviços de salvamento de Modane retomaram no começo desta manhã os trabalhos de busca do terceiro montanhista, às quais deve juntar-se um helicóptero. Dois agentes e um médico especialistas de resgate passaram a noite no local acidente após ficarem bloqueados pelo mau tempo.(EFE 02/01/06)