Terremoto atinge área remota do sul do Atlântico
2006-01-03
Um grande terremoto de 7,3 graus atingiu o sul do oceano Atlântico na segunda-feira (02/01), mas não deve ter provocado um tsunami, disse a Agência Geológica dos EUA (USGS). Bruce Presgrave, que trabalha no órgão, afirmou que a movimentação horizontal do abalo torna "improvável o aparecimento de um tsunami".
"Também é preciso levar em consideração que as águas lá são bastante profundas e que uma magnitude de 7,3 é geralmente muito pequena para produzir um grande tsunami mesmo se as outras condições fossem favoráveis." Desde que ondas gigantes devastaram partes do sudeste da Ásia em dezembro de 2004, o mundo está alerta a respeito de terremotos submarinos que possam provocar um outro fenômeno do tipo.
A USGS descreveu o abalo sísmico de segunda-feira como um "grande terremoto" ocorrido a uma profundidade de 10 quilômetros, às 4h10 (horário de Brasília), cerca de 345 quilômetros a sudeste da Ilha Bristol, um território britânico localizado cerca de 3.945 quilômetros ao sul de Buenos Aires (capital da Argentina).
O terremoto aconteceu "em uma área desabitada e não deve ter deixado danos ou vítimas", afirmou a USGS em seu site. Matti Tarvainen, do Instituto de Sismologia da Finlândia, que havia falado na possibilidade de um tsunami, afirmou: "É muito improvável que isso provoque um tsunami." "À medida que obtivemos mais informações, descobrimos que a movimentação foi tal que quase não houve deslocamento vertical." Segundo o instituto, o abalo sísmico aconteceu nas coordenadas 61 graus sul e 22 graus oeste.(Reuters 02/01/06)