Temporal atinge três municípios
2006-01-03
O município de Getúlio Vargas, localizado na região do Alto Uruguai, foi atingido no fim da noite de domingo (1º/01) por fortes ventos e chuva intensa, que deixaram rastro de prejuízos. Seguida de queda de granizo, a tempestade durou aproximadamente 5 minutos. Nesse período, pelo menos 36 propriedades, entre residências e prédios públicos, foram destelhadas.
No bairro São José, o mais afetado, registraram danos o Centro Integrado Renascer, a Escola Municipal Cônego Stanislau Olejnik e o posto de saúde. No bairro Champagnat, o prédio da Central de Alimentos ficou sem a cobertura. Um poste caiu sobre uma casa e outra teve todos os vidros quebrados.
A prefeitura e a Brigada Militar distribuíram 280 metros de lona, 362 telhas de amianto, 120 goivos, 1,5 mil pregos e 250 telhas de barro. O prefeito Dino Giaretta decretou ontem situação de emergência, afirmando que, devido ao granizo, há problemas nas lavouras de soja e milho.
No município de Estação, houve dez casos de destelhamento na zona urbana. Na área rural, cinco propriedades enfrentaram queda de granizo. Segundo o secretário de Obras, Jair Kesperke, nesses locais, 80% das lavouras de milho e soja foram destruídos. Árvores foram arrancadas e a rede elétrica, danificada. Devido à queima de transformadores, pontos da cidade ficaram sem luz até o meio-dia de ontem (2/1).
O prefeito de Erebango, Valmor Tumelero, avalia que 100 hectares de soja, milho, melão, melancia, parreirais e tomateiros foram afetados. Casa, galpão e chiqueiro de uma propriedade sofreram destelhamento e dois aviários foram danificados. No interior, os maiores danos ocorreram na Linha Santo Antônio, e, na área urbana, no bairro Esperança, com 15 casas destelhadas. (CP, 3/1)