Licenças ambientais atrasam investimento
2006-01-03
Investimentos de R$ 20 bilhões em infra-estrutura no País previstos para 2006 podem não ser concretizados por causa da morosidade existente na tramitação dos pedidos de licenças ambientais, segundo um mapeamento preliminar da Associação Brasileira da Infra-estrutura e da Indústria de Base(Abdib). De acordo com o levantamento, o verdadeiro choque de gestão necessário nesta área, como a revisão dos métodos e procedimentos empregados, com padronização de normas e o treinamento dos profissionais com poder de decisão, ainda não ocorre na intensidade que os cronogramas de investimentos requerem.
O setor de infra-estrutura, de acordo com o mapeamento, espera que ocorram mais investimentos no setor em 2006 do que em 2005, principalmente devido ao desejo do governo em acelerar e imprimir mais eficiência na execução orçamentária dos investimentos em infra-estrutura.
O mapeamento também cita a boa perspectiva para 2006 do início dos projetos de Parceria Público-Privadas (PPP) estaduais e federais; os investimentos oriundos das concessões de novas hidrelétricas e estradas federais; programa de investimentos ambiciosos da Petrobras; investimentos públicos em geral, pois 2006 será ano eleitoral. O estudo ressalta o baixo volume de investimentos em 2005, o que torna a base de comparação fraca. (O Estado de S. Paulo, 31/12)