Porto Alegre tem novo ponto de captação de água
2006-01-03
O diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, vistoriou ontem (2/1) à tarde o ponto de captação de água da Tristeza, junto ao Clube Veleiros do Sul, localizado na avenida Guaíba, em Porto Alegre, e também a estação de tratamento de água (ETA) da região. Presser estava acompanhado do superintendente de Operações do Dmae, engenheiro Valdir Flores, e do diretor da Divisão de Tratamento, químico Renato Rossi.
Na oportunidade, a equipe conferiu o andamento das medidas adotadas pela autarquia para enfrentar o calor e a estiagem: adição de carvão ativado em pó tanto na água bruta quanto na ETA, bem como mudança do ponto de captação.
Em relação a esse novo ponto de coleta, Presser adiantou que deverá começar a operar em março próximo, garantindo melhor qualidade à água fornecida à população, já que necessitará de menor quantidade de elementos químicos para o seu tratamento.
"No ponto de maior correnteza do Guaíba, a água é mais rica em biodiversidade", confirmou. Segundo explicou Rossi, a captação ocorrerá em um ponto mais profundo do Guaíba e não mais no canal atual, onde a água fica bastante sujeita à incidência de luz e à proliferação de organismos indesejáveis, como as algas. Da canalização projetada, 540 metros avançam dentro do Guaíba a partir do clube. (CP, 3/1)