China confirma foco de febre aftosa no leste do país
2006-01-02
Um foco de febre aftosa, que obrigou a sacrificar 91 cabeças de gado bovino, foi confirmado em uma fazenda da província chinesa de Shandong (leste do país), informou hoje a imprensa estatal citando fontes do Ministério da Agricultura.
O foco, primeiro do qual se informa no país em seis meses, foi detectado no distrito de Changqing de Jinan, a capital provincial, segundo a agência oficial chinesa Xinhua.
Os primeiros sintomas foram advertidos em 6 de dezembro, e se estenderam em duas semanas para 48 animais da fazenda. As autoridades provinciais ordenaram a desinfecção e quarentena da região onde aconteceu o foco, assim como a vacinação de todo o gado vulnerável na região, destacou o diário China Daily.
Também assinalou que espera-se que no ano que vem cada povoado chinês tenha pelo menos um veterinário ou responsável encarregado de vigiar a incidência de epidemias em animais, também devido à proliferação de casos de gripe aviária (mais de 30 em 2005).
"Doenças epidêmicas como a gripe aviária e a febre aftosa aparecem esporadicamente com facilidade, por isso a situação neste inverno e na próxima primavera ainda não convida ao otimismo", destacou à imprensa o chefe do escritório nacional de Veterinária, Jia Youling.
As autoridades chinesas defendem que a febre aftosa é pouco freqüente no país asiático, um extremo posto em dúvida por especialistas de outros países, que acham que na China pode estar a origem da epidemia de febre aftosa que afetou Taiwan em 1997. A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa produzida por um vírus que afeta vacas, porcos e cordeiros, entre outros animais.(EFE 31/12)