Shell e CNOOC finalizam projeto petroquímico conjunto na China
2006-01-02
A Shell e sua homóloga chinesa CNOOC completaram a construção de uma fábrica petroquímica na província sulina de Cantão, naquele que é o maior projeto conjunto de investimento misto (chinesa e estrangeira), informa hoje a imprensa estatal.
As obras acabaram ontem, sexta-feira, e a fábrica começará a funcionar em breve, segundo fontes da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) citadas pela agência oficial chinesa "Xinhua".
A fábrica, com capacidade de produção de 800.000 toneladas anuais de diversos produtos petroquímicos, fica na Baía de Daya, perto da cidade de Shenzhen e do território especial de Hong Kong, dois dos principais motores da economia chinesa.
O custo do projeto, no qual também participou o Governo da província de Cantão, foi de U$4,3 bilhões, que possuirá 5% da companhia, enquanto 50% serão para a Royal Dutch Shell e os 45% restantes para a CNOOC.
Em setores estratégicos para a China, como o da energia, o bancário ou as telecomunicações, o país só autoriza investimentos estrangeiros em colaboração com homólogas chinesas.(EFE 31/12/05)