Encontrados mortos oito dos 17 presos em uma mina chinesa
2006-01-02
As equipes de resgate encontraram os corpos de oito dos 17 mineiros presos em uma mina de carvão inundada no último dia 28 em Shanxi (norte da China), informou hoje a agência de notícias nacional, Xinhua. Até ontem se falava de 15 possíveis vítimas, mas o número de pessoas que podem estar na mina no momento do acidente foi elevado nas últimas horas.
A mina fica em Zuoyun, onde os parentes das vítimas receberão uma compensação de 200.000 iuanes (U$25.000), segundo as autoridades da zona.
As investigações assinalam que a inundação foi causada em trabalhos de manutenção da mina, quando havia 22 pessoas em seu interior, sendo que somente cinco conseguiram escapar.
A Polícia além disso deteve o responsável pelo poço mineiro, acrescentou a informação da Xinhua. Por outro lado, continuam os trabalhos de busca dos trabalhadores de uma mina de ferro derrubada na segunda-feira na província central de Henan, limítrofe com Shanxi, e o número de pessoas que podem estar presas, aumentou de oito para 11. As equipes de resgate, como no caso anterior, têm poucas esperanças de encontrar alguém com vida.(EFE 31/12/05)