Fogo destrói casas e ameaça bairros ao norte de Sydney
2006-01-02
Incêndios já destruíram diversas casas e ameaçam outros bairros ao norte de Sydney neste domingo, e as altas temperaturas e os ventos secos estão alimentando o fogo no nordeste da Austrália.
As temperaturas chegaram a 44 graus centígrados em algumas regiões, e os bombeiros estão enfrentando dezenas de focos. Autoridades disseram que a chuva aliviou a situação nas províncias de Victoria e South Australia.
Em New South Wales, Estado mais populoso do país, moradores de duas pequenas comunidades perto de Gosford, a 60 quilômetros ao norte de Sydney, tiveram que ser retirados. As chamas, com mais de 20 metros de altura, destruíram três casas e alguns carros.
Estradas importantes ao norte de Sydney, a maior cidade da Austrália, foram fechadas, atrapalhando a movimentação no fim de semana. Foram registrados incêndios e retiradas de moradores em diversas regiões. Um homem com queimaduras teve que ser levado por ar para o hospital no oeste de New South Wales.
Um vento mais frio em Sydney, com rajadas de até 110 quilômetros por hora, pode ajudar os bombeiros na segunda-feira (02/01). No oeste de Victoria, onde sete casas foram destruídas pelo fogo, a chuva ajudou os bombeiros a conter as chamas, que consumiram cerca de 9 mil hectares.
A Austrália é atingida por incêndios em todos os verões. O fogo vem chegando a subúrbios que ocuparam terras antes vazias. Em janeiro de 2004, o pior incêndio em 22 anos matou nove pessoas e deixou dezenas de feridos no sul. Em 1983, o fogo matou 75 nos Estados de South Australia e Victoria.
Em 2003, o fogo destruiu uma porção de terra de quase três vezes o tamanho da Grã-Bretanha, alimentado pela pior seca em um século. Quatro pessoas morreram e 530 casas foram destruídas em Canberra. Em 2002 e 1994, os incêndios destruíram casas em Sydney.(Reuters 01/01/06)