Segunda tempestade pode atingir o norte da Califórnia
2006-01-02
Mais de 110.000 pessoas continuavam Domingo (01/01) sem energia elétrica no norte da Califórnia, onde se espera uma segunda tempestade, um dia depois da primeira, que causou inundações e deixou pelo um morto.
Várias localidades em torno da baía de San Francisco registraram chuvas de 125 a 175 milímetros. A maior precipitação ocorreu em Mount Veeder, cerca de Yountville, com 243 milímetros. Espera-se que a tempestade de hoje represente mais 50 milímetros de chuvas no norte da Califórnia, até 100 milímetros no vale do litoral do sul e até 205 milímetros nas montanhas.
Mais de 600.000 clientes da empresa Pacific Gas and Electric ficaram no sábado sem fornecimento de energia de Bakersfield, cerca de 160 quilômetros ao norte de Los Angeles, até o limite com o estado do Oregon. Cerca de 110.000 clientes continuavam sem energia elétrica.
As chuvas causaram inundações sem precedentes e romperam diques, e um homem morreu sábado (31/12), devido à queda de uma árvore derrubada pela tempestade.
Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas, e várias ruas e estradas ficaram bloqueadas pela lama. A tempestade parou no sábado à noite, mas Domingo (01/01) outra da mesma força deve avançar rumo à área de Monterrey, e também pode haver cheias de rios. O nível das águas do rio Russian cresceu três metros, até chegar a 12,8 metros perto da localidade de Guerneville, no condado Sonoma, o que causou inundações em alguns bairros baixos da cidade.
As temperaturas também devem cair e, segundo os meteorologistas, formará neve nas montanhas da Sierra a um nível de 1.500 metros, enquanto em dias anteriores só havia neve acima dos 2.400 metros.
A tempestade que chegou à Califórnia na sexta-feira à noite foi particularmente prejudicial na região dos vinhos, onde o rio Napa cresceu ao nível mais alto em décadas, e as ruas da cidade foram cobertas pelas águas, que chegaram a subir até 1,5 metro. O porta-voz do município de Napa, Peter Dreier, disse que mil casas e vários comércios foram danificados pela água.
Milhares de pessoas foram retiradas de Napa, e as autoridades aconselharam os desabrigados a não voltarem para casas até que a água escoe. Extensos vinhedos estão alagados, mas os cultivadores ainda não sabem se isso afetará à próxima colheita. No condado Marín, as autoridades declararam estado de emergência depois que as chuvas e uma maré alta causaram inundações, derrubaram árvores e postes e transformaram várias estradas em lodaçais.
A cidade de Novato também está em estado de emergência, depois que um deslizamento de terra caiu sobre três casas em Vale Pacheco. Não houve feridos, mas os moradores tiveram que sair de suas casas.(EFE 01/01/06)