PetroChina investe em petroquímica no Sudoeste chinês
2006-01-02
A gigante petrolífera, PetroChina recebeu a autorização do governo central de Pequim para investir US$ 2,5 bilhões na construção de um novo complexo petroquímico no sudoeste do país. A planta produzirá 800 mil toneladas de etileno por ano quando estiver pronta em 2010. Até lá as autoridades chinesas ainda decidirão se o complexo abrigará também uma nova refinaria. O projeto já é o segundo maior investimento do setor petroleiro na região da província de Sichuan, cuja capital é Chengdu. A PetroChina terá o controle do complexo com 51% do capital, enquanto que a companhia petroquímica local, Chengdu Petrochemical Co Ltd, aportará os 49% restantes.
A PetroChina é a maior firma do setor na Ásia e está investindo em novas unidades de processamento e refino do petróleo fornecido pelo recém inaugurado duto com o vizinho do noroeste, Casaquistão. "A construção da nova refinaria no mesmo sítio depende de quanto óleo cru será fornecido pelo Casaquistão", declarou um representante da companhia em Pequim. Ele não explicitou o tamanho da refinaria, mas especialistas acreditam que a planta deverá ter capacidade de processar cerca de 200 mil barris por dia, e assim atender a demanda da planta petroquímica.
Vale lembrar que a conexão entre China e Casaquistão se restringe ao norte do pais, e ainda não existem dutos conectando a região onde a nova petroquímica será construída, o que significa que ou o petróleo será enviado via ferrovia para o Sul ou um novo oleoduto será construído.(Reuters; Business Times, 28/12)