Chuva de 27 milímetros ameniza efeito da estiagem no Alto Uruguai
2006-01-02
A chuva registrada durante o fim de semana aliviou o quadro de estiagem na região do Alto Uruguai, onde dois municípios já decretaram situação de emergência. Em Erechim, a precipitação chegou forte a partir das 15h de sábado (31/12), ficando progressivamente mais fraca até as 23h. O volume contabilizado na cidade, durante esse período, alcançou os 27 milímetros.
Apesar da instabilidade do clima, o foguetório que assinalou a passagem do ano superou em intensidade o do réveillon de 2005. Uma densa nuvem de fumaça se concentrou sobre a zona urbana a partir da meia-noite, persistindo até 1h30min desse domingo (1º/01).
O sol brilhou da manhã até o fim da tarde, quando o céu ficou nublado e foram registradas chuvas esparsas em pontos isolados de Erechim e da região. Mesmo assim, a situação de seca não foi revertida, já que a maioria dos municípios - como Barra do Rio Azul, Carlos Gomes, Floriano Peixoto, Aratiba e Maximiliano de Almeida - enfrentam perdas na lavoura e montaram esquema de abastecimento para as propriedades rurais.
O rio Uruguai, em pontos próximos ao porto Goio En, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, já deixa à mostra parte do seu leito, que em uma situação normal estaria submersa. (CP, 2/1)