Lixo industrial terá tratamento especial na Paraíba
2006-01-02
A Paraíba, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Sudema, firmou, nesta sexta-feira, um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, Conselho Intermunicipal da Região Metropolitana de João Pessoa (Condiam) e com a empresa Rumus Construções Ambientais, com o objetivo de, a curto prazo, resolver o problema do destino final do lixo industrial proveniente de fábricas instaladas em municípios da região metropolitana da Capital.
“O Governo estadual saiu na frente no Nordeste e é o primeiro adotar iniciativas visando eliminar de forma racional os resíduos industriais”, comemorou o secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Roberto Cabral.
Segundo o secretário, essa ação, na verdade, integra a política de atração de novos investimentos industriais posta em prática pelo Governo do Estado.
“Essa iniciativa vai facilitar a vida das empresas e cumpre ainda com o que determina a Lei 69.38, no que diz respeito aos resíduos domésticos e industriais”, explicou Roberto Cabral.
A procuradora geral de Justiça, Janete Ismael, disse que o acordo vai pôr fim a ameaça à saúde da coletividade, que o lixo industrial vinha provocando. Ela diz que outros acordos serão assinados com gestores municipais, visando acabar com os lixões em todo o Estado. (Jornal do Brasil Online, 30/12)