Polícia: PRF apreende carga de herbicidas na BR-116
2006-01-02
Uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, município de Cristal, resultou na apreensão de uma carga de herbicidas fabricados no Uruguai. Os defensivos agrícolas foram descobertos dentro de um carro, cujo motorista, um corretor de imóveis de 44 anos, foi autuado em flagrante pelos crimes de contrabando e transporte de material perigoso sem autorização.
A abordagem aconteceu por volta da 1h30min de sexta-feira (30/12), junto à praça de pedágio do município. O Celta, com placas de Viamão, foi parado e na revista os policiais encontraram 100 pacotes de Agrimet 60, oito galões de Quinclotec 290 e 34 galões de Mustang 10 SL. O material era transportado dentro do porta-malas e no banco traseiro do veículo.
Conduzido à Delegacia da Polícia Federal, em Pelotas, o motorista do Celta foi identificado como Francisco Dias, 44 anos. Em depoimento ao delegado Alexandre Pauli, o corretor de imóveis disse que pretendia usar o herbicida em uma lavoura de arroz, de propriedade da família.
Autuado em flagrante, Dias foi recolhido ao Presídio Regional de Pelotas (PRP). Em caso de condenação, a pena por contrabando varia de um a quatro anos de prisão, enquanto o transporte de carga perigosa sem autorização, pode render de dois a quatro anos de reclusão. (Diário Popular, 1º/01)