Petrolífera Total vai remover 900 toneladas de equipamentos desativados do Zaire
2005-12-30
A petrolífera francesa Total anunciou quarta-feira (28/12), no município do Soyo, província do Zaire, que vai efetuar a remoção de 900 toneladas de material obsoleto existente no mar e em terra para garantir melhor ambiente atmosférico à população da região.
Segundo o supervisor do sector de Relações Públicas da empresa, Pedro Lemba, o projeto vai beneficiar as áreas da Cabeça da Cabra, estuário do Soyo (Mbubu) e os arredores da foz do rio Zaire, no período entre quatro de Janeiro a dois de Abril de 2006.
Para o êxito do processo, enquadrado no âmbito das políticas de saneamento do meio ambiente e o combate à poluição, a fonte informou que a Total criou já uma equipe de mergulhadores e outros profissionais para detectar eventuais produtos químicos e tóxicos capazes de afetar o ambiente e a saúde dos trabalhadores empenhados em atividades no mar.
Entre os objectos a serem removidos na referida operação o destaque recai para as torres de carregamento, tubos e outros, que se encontram velhos e abandonados na região. Os custos da operação não foram revelados.
Além da remoção de objetos degradados, a Total fará igualmente a colocação de equipamentos anti-poluição em todas as áreas de operações em terra e mar.
(Angola Press, 28/12)
Link: http://www.angolapress-angop.ao/noticia.asp?ID=403513