GAIA - Um Método de Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais
2005-12-30
Autor: Alexandre de Ávila Leripio
Contato: leripio@terra.com.br
Natureza do Trabalho: Tese de Doutorado
Instituição: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)
Ano: 2001
Resumo: O presente trabalho constituiu-se da concepção, elaboração e aplicação de um Método de Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais – GAIA, por sua sigla - voltado às organizações produtivas. O Método GAIA busca, a um só tempo, estimular a percepção de administradores e colaboradores das organizações produtivas e, com isso, melhorar o desempenho ambiental das mesmas.
Através de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo multicasos foram realizadas 55 aplicações do Método GAIA abordando 12 diferentes setores produtivos em 21 cidades de três estados brasileiros (PR, RS e SC). A realização das aplicações deu-se através de redes colaborativistas envolvendo diretamente 242 pesquisadores mestrandos ou doutorandos em Engenharia de Produção
pelo PPGEP/UFSC, os quais, em sua maioria, atua profissionalmente nas próprias
organizações produtivas que realizaram as aplicações do Método GAIA.
Entre as diversas conclusões possíveis de se formular com base nos resultados do trabalho, podem-se destacar algumas como mais importantes e significativas. A primeira conclusão diz respeito ao alcance pleno do objetivo geral do trabalho – desenvolver um método para sensibilizar os usuários e proporcionar aos mesmos um instrumento de avaliação de
desempenho e planejamento ambiental.
O Método GAIA mostrou-se adequado às
necessidades estabelecidas pelo objetivo geral e pelos objetivos específicos, conforme demonstram os resultados e discussões acerca das aplicações do mesmo nas organizações produtivas. Em razão dos resultados obtidos durante e após as aplicações, outra conclusão fundamental diz respeito à hipótese central formulada por esse trabalho - o desempenho ambiental das organizações depende da percepção de seus administradores e colaboradores – a qual foi confirmada pela pesquisa realizada.
Por fim, o Método GAIA também se mostrou adequado para utilização como Instrumento de Avaliação Preliminar da Sustentabilidade das Organizações.