Neve deixa um morto e espalha caos em estradas da Europa
2005-12-30
A neve e o gelo que atingem vários países da Europa causaram uma morte na França na quarta-feira (28/12) provocando o caos nos transportes, fazendo com que milhares de motoristas tivessem que passar a noite nas estradas dentro de seus automóveis, de acordo com as autoridades. Com diversos veículos e trens parados e atrasos nos aeroportos, Grã-Bretanha e França foram os dois países mais afetados. A onda de frio também atinge Alemanha, República Tcheca, Suíça e Itália.
Na França, um morador de rua foi encontrado morto. As previsões meteorológicas anunciam a continuação do mau tempo nos próximos dias. O homem que morreu na França, de cerca de 40 anos, foi encontrado em um veículo na terça-feira à tarde. Neste país, as ajudas aos moradores de rua foram reforçadas em cinco províncias onde a temperatura alcançou os 10 graus centígrados abaixo de zero à noite.
No leste do país, milhares de pessoas ficaram bloqueadas pela neve na estrada que liga as cidades de Toul e Nancy na noite de terça-feira (27/12). A circulação de automóveis e caminhões vindos da Bélgica e de Luxemburgo pôde finalmente ser retomada na quarta-feira (28/12) pela manhã. A oeste, a neve também imobilizou várias centenas de caminhões e veículos em um trecho de estrada, e entre 300 e 400 pessoas foram alojadas em albergues improvisados. As baixas temperaturas, que durante a noite chegaram aos 15 graus negativos no centro da França e na região dos Alpes, obrigaram as autoridades a abrir novos albergues para indigentes em Paris e outras partes do país.
Na Grã-Bretanha, o frio intenso e a neve provocaram o adiamento de viagens de trens e de várias competições esportivas, e as autoridades recomendaram prudência aos cidadãos diante das previsões de mau tempo para os próximos dias. O leste da Inglaterra foi a região mais castigada, com até 15 centímetros de neve medidos em alguns lugares. Mas as nevascas deverão se estender rumo ao norte, até a Escócia, onde estão previstos 25 centímetros de neve durante a noite.
Na República Tcheca, a estrada que liga Praga à segunda cidade do país, Brno, foi fechada na quarta-feira pela manhã depois de um acidente envolvendo quatro caminhões devido à neve e ao gelo. A estrada entre Brno e Viena, capital austríaca, também ficou bloqueada durante três horas por causa de um acidente de caminhão. Nesta última região, onde durante a noite caíram 15 cm de neve, as autoridades esperavam outras nevascas.
A Alemanha está quase totalmente coberta desde a segunda-feira (26/12) por um manto branco e também são previstas mais precipitações de neve. Nos aeroportos alemães de Frankfurt (oeste), o maior da Europa continental, e de Stuttgart (sudoeste), vários vôos sofreram atrasos.
No norte da Itália, dois trechos de estrada tiveram que ser fechados nesta quarta-feira devido à neve, o que impediu o tráfego de veículos procedentes do sudeste de França. O frio afetou a Suíça, com temperaturas de 5 graus negativos ao norte e de até 17 graus negativos nas regiões montanhosas.
No entanto, no leste da Turquia, os termômetros registraram 31 graus negativos durante a noite. As estradas que levam a mais de 1.000 aldeias do leste e do centro estão fechadas há vários dias. Na ilha portuguesa da Madeira, no Atlântico, dois aviões tiveram suas rotas desviadas para a vizinha ilha de Porto Santo, e as autoridades pediram a todas as embarcações que retornem em razão dos fortes ventos, que podem superar os 55 km/h e os 80 km/h nas áreas montanhosas.
No sul da Suécia, as fortes nevascas levaram ao fechamento do aeroporto de Malmo por várias horas e estão previstas fortes tempestades de neve e vendavais em várias regiões do país para os próximos dois dias. Na Dinamarca uma tempestade de neve foi anunciada para esta quarta-feira à noite e quinta-feira. A onda de frio também chegou à Bélgica, onde a neve e o gelo provocaram problemas no trânsito. (France Presse 28/12)