Abastecimento de energia no RS está garantido até 2011
2005-12-30
É de tranqüilidade o cenário energético para os gaúchos dentro dos próximos anos. Os fortes investimentos em realização no Rio Grande do Sul garantirão o abastecimento futuro. Dos R$ 23,5 bilhões de novos investimentos atraídos para o RS desde 2003 pela política de desenvolvimento do governo Germano Rigotto, 40% são da área de energia.
Todo o trabalho de planejamento, expansão e melhorias do sistema elétrico do Estado é definido a partir de reuniões mensais, numa ação integrada das empresas do setor elétrico gaúcho, sob a coordenação da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações, reunidas no Comitê de Operação e Planejamento do Sistema Elétrico do Rio Grande do Sul (Copergs).
As projeções feitas hoje não apontam quaisquer riscos de o RS vier a ter problemas de energia dentro dos próximos anos. Reforça esta argumentação um dado importante: o Estado receberá até 2011, novas 25 obras de geração de energia elétrica, além de dezenas de empreendimentos nas redes de transmissão e distribuição de energia. (Gazeta do Sul, 29/12)