Estado incentiva construção de cisternas e açudes
2005-12-30
O governo do Estado incentiva a construção de reservatórios como uma das saídas para prevenir efeitos de possível estiagem. As medidas fazem parte do Programa de Captação e Armazenamento de Água, em que está previsto financiamentos de pequenas estruturas de captação e armazenamento de água da chuva como micro-açudes revestidos com lona plástica, construção de cisternas e aquisição de equipamentos de irrigação.
A Emater/RS-Ascar, em parceria com o Banrisul, possibilitam acesso ao programa com a utilização de linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) dos grupos C, D e E para financiar as operações. No caso das cisternas, os projetos serão elaborados com vistas à construção de reservatórios com capacidade para 33 mil litros.
No programa de Captação e Armazenamento de Água, o Banrisul não financia a mão-de-obra quando for proveniente da unidade familiar, no entanto, pode financiá-la quando se tratar de contratação de serviços de terceiros, desde que justificada com os devidos comprovantes de pagamento.
Outras articulações de prevenção à estiagem são realizadas entre a Emater/RS-Ascar Regional de Pelotas e as prefeituras. Como sugestões, algumas medidas foram sugeridas pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Clóvis Victória, entre elas, priorizar maquinários (patrulhas agrícolas) para abertura de poços, aguadas e açudes; elaboração de projetos municipais de abastecimento de água; priorizar o abastecimento com água de qualidade para população rural, comunidades e escolas; avaliar, no momento, oportuno a possibilidade de decretação de estado de emergência quando as culturas estiverem plantadas e caracterizado o efetivo prejuízo causado pela estiagem. (CP, 30/12)