Município de Carlos Gomes está em situação de emergência devido à seca
2005-12-30
O município de Carlos Gomes, localizado a 50 quilômetros de Erechim, é o segundo da região do Alto Uruguai a decretar situação de emergência devido à estiagem. Além dele, Barra do Ouro tomou a mesma medida, na semana passada.
O prefeito de Carlos Gomes, Egídio Moretto, recorreu à Emater para fundamentar a sua decisão. Um laudo do órgão revela que já há 20% de quebra nas lavouras de soja e de fumo, redução de 30% na produção de leite, 40% de prejuízo no milho e 55% de perdas nas plantações de feijão. O município, que não conta com indústrias e tem a sua base econômica dependente em 100% do meio rural, optou pela situação de emergência com validade para 90 dias, o mesmo período enfrentado na seca do verão passado.
Com esta estiagem, Carlos Gomes vai para o seu terceiro ano consecutivo acusando perdas por conta da falta de chuvas, de acordo com o prefeito Egídio Moretto. Nas localidades de Linha Nova Brasília e de Rui Barbosa, as fontes que produzem água secaram. Já na Linha Lajeado Bonito só há uma fonte, que ainda fornece um pouco do produto.
Um distribuidor orgânico foi lavado e, com isso, foi possível que mudasse de função, servindo como distribuidor. Cada carga de 3 mil litros leva água para consumo de animais. Não fosse a chuva de uma semana atrás, a situação seria muito pior, analisa o prefeito Moretto. Entre 90% e 95% dos habitantes de Carlos Gomes moram na zona rural. (CP, 30/12)