Corte de árvore traz risco de desabamento de muro na Capital
2005-12-30
O risco de queda de um muro do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moyses Vellinho preocupa uma entidade vizinha que presta assistência a crianças e idosos. Com medo de que alguém fique ferido, uma reclamação foi protocolada na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). O corte da árvore, um umbu, que teria provocado o problema, foi autorizado na administração passada, mas a atual resolveu procurar uma alternativa.
Os problemas começaram há cerca de três anos, segundo o diretor administrativo da entidade, Delmar de Quadros. Conforme ele, um laudo da Smam indica que o muro pode cair a qualquer momento.
A solução é dificultada por se tratar de um terreno tombado, conforme a diretora do arquivo, Karine Dressler. Destacou que um processo administrativo foi aberto. "Dependemos das secretarias do Meio Ambiente e da Cultura".
A primeira alternativa da Smam é a construção de um novo muro ou substituição por grades e a manutenção do umbu. Mas a possibilidade de remoção da espécie não está descartada. O muro deve ser retirado em 15 dias. (CP, 30/12)