Pesquisa indica aumento da preocupação com meio ambiente no Mato Grosso
2005-12-30
A pesquisa Ibope aponta que a principal preocupação da população do Estado continua sendo com o meio ambiente. 58% dos entrevistados afirmaram que proteger o meio ambiente deve ser prioridade. Na rodada da consulta realizada em julho, eram 52% que diziam que a proteção à área ambiental deve vir primeiro.
O crescimento econômico é apontado em segundo lugar pelos entrevistados com 18%, já na pesquisa anterior eram 19%. Outros 17% disseram que as duas ações devem acontecer juntas. Na rodada anterior alcançava um número maior, 24%.
Três por cento dos entrevistados não souberam responder, enquanto na pesquisa realizada em julho chegava a 4%. Outros 3% não quiseram opinar, na rodada anterior eram 2%.
Em ações recentes, o governo vem atuando para massificar que o crescimento econômico deve acontecer paralelo ao desenvolvimento sustentável.
Outro propósito, segundo o governo, é unificar todas ações ligadas ao meio ambiente num único órgão, hoje, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Desta forma, apostam, terá mais agilidade as ações de fiscalização contra aqueles que promovem o desmatamento no Estado. (Diário de Cuiabá, 29/12)