Canal do Panamá se tornará obsoleto em 2013, diz estudo
2005-12-30
O Canal do Panamá se tornará obsoleto em 2013 por não ser capaz de atender ao tráfego de navios de grande porte, segundo estudo divulgado terça-feira (27/12) pela ACP (Autoridade do Canal do Panamá).
Se o canal não for ampliado, "muita da demanda relevante que não puder ser atendida irá migrar para o Canal de Suez [no Egito] e para o sistema intermodal dos EUA", segundo o estudo.
O canal "pode ter sua base de clientes reduzida no médio prazo, ficando sem uma parte relevante do mercado" e acabando em uma posição "estrategicamente desvantajosa e dependente de poucas rotas, realizadas por poucos usuários", disse a ACP.
O estudo aponta ainda como concorrentes do Canal do Panamá um possível canal na Nicarágua, uma integração ferroviária entre Brasil e Equador, abrindo caminho para o oceano Pacífico uma outra passagem em Honduras e a possibilidade de acrescentar serviços para barcos Post Panamax no Canal de Suez --que, por seu tamanho, não podem passar pelas comportas do Canal do Panamá, construídas entre 1904 e 1914.
O canal tem capacidade para a passagem de 325 milhões de toneladas de carga por ano. Em 2006, o governo do Panamá irá submeter à aprovação popular, por meio de um referendo, um projeto de ampliação do Canal. O referendo ainda não tem data específica para acontecer. (FSP, 27/12)