Erupção de vulcão deixa regiões na Guatemala em estado de alerta
2005-12-30
A intensificação da atividade do vulcão do Fogo, no sudoeste da Guatemala, levou o governo local a declarar estado de alerta, principalmente depois que cinzas foram lançadas em aldeias da região durante a madrugada de terça-feira (28/12).
De acordo com o boletim da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), o vulcão vinha apresentando atividade constante nos últimos meses, entretanto, um aumento foi registrado, além de uma coluna de cinzas de cerca de 1,2 mil metros.
As autoridades informaram que equipes especializadas já foram enviadas até a região para avaliar os riscos e as medidas a serem tomadas nos vilarejos locais, enquanto que a Direção Geral de Aviação Civil está coordenando o cancelamento dos vôos sobre a cratera do vulcão.
Já o Instituto de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia divulgou uma nota acrescentando que a atividade do vulcão do Fogo deverá ter uma duração máxima de até seis horas, mas o alerta deverá ser prorrogado para as próximas 48 horas.
Esta é a terceira vez nos últimos três meses que um vulcão deixa um país da América Latina em estado de alerta, sendo que a primeira ocorreu em 03 de outubro, devido ao vulcão Santa Ana (El Salvador), e a segunda em 17 de novembro, com o vulcão Galeras (Colômbia).(INFOTempo 28/12/05)