Vírus da gripe aviária resistente a antibiótico mata dois vietnamitas
2005-12-30
Dois vietnamitas morreram vitimas da gripe do frango depois que o vírus H5N1 desenvolveu resistência ao antibiótico com que eram medicados, o Tamiflu. A informação publicada no New England Journal of Medicine, levanta duvidas sobre o principal medicamento usado para combater a doença e atrapalha os planos da fabricante Roche, de que o produto possa ser usado contra uma eventual pandemia.
Em Agosto pesquisadores já haviam apontado que o H5N1 teria menos chance de desenvolver resistência contra outros medicamentos, como o Relenza, em comparação com o Tamiflu.
Em Outubro o alerta foi repetido quando a Revista Nature publicou uma pesquisa descrevendo o achado de um vírus resistente ao Tamiflu em uma menina vietnamita.
A diferença para os dois óbitos agora é a velocidade em que o vírus desenvolveu a resistência, na medida que os pacientes foram tratados pelo medicamento.
O chefe da pesquisa foi o Dr. Jeremy Farrar, da universidade de Oxford, na unidade de pesquisa clinica dentro do Hospital para Doenças Tropicais na capital do Vietnã, Ho Chi Minh.(Science and Development Network 22/12/05)
Link: http://www.scidev.net/news/index.cfm?fuseaction=printarticle&itemid=2556&language=1