Paraná recompõe áreas de mata ciliar
2005-12-29
Uma parceria entre a Coopavel, a Basf e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está ajudando os produtores rurais cooperados a fazer a recuperação das matas ciliares - nas faixas de floresta às margens das nascentes - em suas propriedades. O programa, chamado de Projeto Mata Ciliar, foi lançado oficialmente no dia 15, em comemoração aos 35 anos da cooperativa. Mas, na prática, seis filiais da cooperativa já desenvolvem o trabalho. A intenção é levar o projeto para as 24 filiais, localizadas nas regiões oeste e sudoeste do Paraná.
A primeira experiência foi em Sede Alvorada, distrito de Cascavel (PR), com a revitalização da vegetação em torno da Sanga Mauacá, um afluente do Rio São Francisco Verdadeiro. Os produtores foram orientados sobre o método de plantio das mudas, que foram doadas pelos patrocinadores, juntamente com mourões e arame farpado, para a construção de cercas em toda a extensão da mata.
De acordo com o engenheiro florestal da Coopavel, Carlos Constantino, as cercas de arame servem para isolar a vegetação, impedindo o acesso de animais ao local, como as vacas de leite, que são comuns naquela região. Além de proteger as mudas recém-plantadas, a proteção também facilita a regeneração natural da mata ciliar. "Já dá para perceber várias outras mudinhas crescendo no local, espontaneamente." (O Estado de S. Paulo, 28/12)