Empresas serão multadas por pregar enfeite em árvores de São Paulo
2005-12-29
Árvores repletas de furos de pregos é o que restará da decoração natalina da rua Oscar Freire, nos Jardins (zona oeste de SP). O uso de pregos para fixar enfeites nos troncos é irregular e as empresas responsáveis serão multadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura. Segundo o chefe-de-gabinete da secretaria, Helio Neves, a multa será de R$ 10 mil por cada árvore tombada. Para as não-tombadas, a multa será de R$ 500.
Neves disse que, ainda hoje (28), a empresa American Express, patrocinadora dos enfeites, e a Agência F, de publicidade, devem receber os autos de infração. Elas terão 20 dias para apresentar defesa à secretaria.
Neves disse que os furos facilitam a entrada de cupim, fungos e bactérias nos troncos, o que pode provocar doenças e até a morte das árvores. As empresas responsáveis pela decoração terão que fazer o tratamento dos troncos aplicando fungicida e tampando os furos com cera de carnaúba.
A secretaria ainda analisará se a Associação dos Lojistas da Oscar Freire também tem responsabilidade sobre a decoração. Pelos dados da secretaria, 57 árvores foram perfuradas. Foram afixados cerca de 300 pregos em cada uma, cujo objetivo era sustentar mangueiras luminosas nos troncos.
Funcionários da Subprefeitura de Pinheiros concluíram ontem a retirada dos 2 km de pregos. Os enfeites foram autorizados pela São Paulo Turismo, órgão da própria prefeitura. O órgão diz que não foi informado da existência de pregos e que permitiu apenas a colocação de luzes.
A diretora da Agência F, Renata Rebouças, disse que os pregos foram postos por "falta de noção" da equipe externa e que a empresa já começou a aplicar fungicida e cera. Segundo ela, o serviço deve ser concluído até amanhã. Procurada na tarde de ontem, a American Express não ligou de volta.
Além da Oscar Freire, outros locais da cidade também possuem decoração natalina danosa ao ambiente. Na rua Normandia, em Moema (zona sul), é possível ver nas árvores fixadores com prego. Há cerca de 30 árvores decoradas na rua. A secretaria do Verde disse que vai mandar fiscais para avaliarem o caso. (Folha de S. Paulo, 28/12)